quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Desejo


Não me espera com esse sorriso
que voce me convida

Não me espera com esse abraço
que voce me convida

Não me espera com esse olhar
que voce me convida

Não me espera com esse corpo em chamas
que voce me convida

Me espera com esse desejo
Que voce me possue.

(fotografia gettyimages)

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Me deixe ir


Me faça escrava de teu suor
mas por favor
Emancipa o meu corpo

Me faça sonhadora eloquente de ti
mas por favor
Emancipa minha alma

Me faça consumidora de teu amor
mas por favor
Emancipa meu coração




Ariano e o funk.

Se hoje voce não sabe muito bem como lidar com uma situação, faça graça. Desate o nó da gravata, desamarre o sapato, desabotoe a calça e relaxe. Não esconda o coração. Não curve seus ombros, abra-os. Não olhe para baixo, nesta direção o que verás será somente o chão e seus sapatos. Levante sua cabeça, olhe para frente. Lembre-se que o horizonte não tem limites. Assim como nossa vida. E se hoje nada disso adiantar, assista esse videozinho ai em baixo do Ariano. E converta seu pensamento num sorriso.
Sempre adorei Ariano Suassuna. "Auto da Compadecida" é uma de suas obras que me marcaram. Acho que tinha 15 anos quando li o livro. Achei o máximo e sempre achei uma obra fiel ao nosso Nordeste. Inteligente, simpático, carismático e acima de tudo brasileiro. Membro da ABL, esse sim faz juz à sua cadeira. E tem todo direito de satirizar "isso" que muitos insistem em chamar de música. Vai. Se mata de rir. Vale a pena.

On/Off, Up/Down, High/Low and so...


Talvez assim fique mais fácil eles entenderem que temos mais que um botão.

Cautela


"The merit of Marx is that he suddenly produces a qualitative change in the history of social thought. He interprets history, understands its dynamic, predicts the future, but in addition to predicting it, he expresses a revolutionary concept: the world must not only be interpreted, it must be transformed. "
Che Guevara, Marxist revolutionary

Voce lê uma afirmação como esta e acredita ser poesia. Então fui para Cuba. E percebi que é 'conversa prá boi dormir'.. Voltei desgostosa. A idéia foi levada ao extremo. Sim, o mundo precisa ser transformado mas definitivamente não no que meus olhos viram. Sim, vi poesia nas ruas, nas esquinas, nestes senhores cantando "Guantanamera" como nesta fotografia que tirei em uma das praças. Não, não existe um só jovem que voce converse que não expresse a vontade de ter LIBERDADE. Perdoe a minha sinceridade.




Dance with me



A combinação desta cena do filme de Jean Luc Godard com essa musica da banda Nouvelle Vague é simplesmente perfeita. O filme "Band à Part" que é um clássico de Godard de 1964 tem como atriz principal Anna Karina que foi sua musa. E foi sua esposa por 6 anos. Originalmente a música é outra. Mas esta musica "Dance with Me" conferiu certa poesia à esta cena do filme que de poético não tem nada. Mais uma vez é isso que a música faz. E vou me utilizar de umas das citações de Godard... "O cinema é um instrumento de conhecimento.. um microscópio, um telescópio".. Para mim, a música é um instrumento de conhecimento.. um microscópio, um telescópio..

sábado, 26 de setembro de 2009

Tamanho é documento


Cup cakes estão para os Estados Unidos assim como Brigadeiros estão para o Brasil. Saiba voce que só mudei de país e não de indulgência favorita. Mas tenho que confessar que me rendi aos da Melissa. Uma confeiteira em New York que esta fazendo história. Seus cup cakes tem o tamanho de uma moeda de 25 cents. Vale lembrar que como tudo aqui, cup cakes são gigantescos. Na verdade, os da Melissa fazem sucesso pelos sabores exóticos e claro pelo tamanho. Mal sabe ela que o nosso docinho nacional tem esse tamanho desde sempre!
Vale conferir o site dela, alem de bonito é delicioso... E quando for a New York, passe por lá.

(fotografias retiradas do site da Melissa)




Equação


Vem, devora o que é teu
soma mas não subtrai
divide e multiplica
tudo ao mesmo tempo

Vem, devora o que é teu
potencializa a reação
Deixa a tua impressão
mas não leva o que é meu

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Instinto


Encontrei esses dois atravessando meu jardim hoje a tarde. O calor estava tão forte, o piso estava quente e eles sabiam exatamente onde estavam indo. Determinados, mal esperaram a fotografia. Estou aqui quebrando minha cabeça para tentar descobrir que tipo de inseto é este. Mas mais do que isto, estou fascinada como temos os mesmos instintos que a natureza. Queremos carregar conosco aqueles que amamos. Carregamos no colo por um tempo nossos filhos. Puxamos pelas mãos nossos amigos. Entrelaçamos nossos braços com nossos pais. Damos nossas mãos aos nossos amores. Não somos fortes o suficiente para carregá-los por todo o tempo em nossas costas. Nem tampouco estes insetos. E por incrivel que pareça, quando perdemos as forças por condições impostas pela vida, então colocamos todos eles em nosso coração e ai sim os levamos por toda uma vida. Com a força que só um coração tem.
E por favor, se voce souber que inseto é este, me fale.

Cumbuca de temperos



Esta fotografia eu tirei dentro do Mercado de Especiarias em Istambul na Turquia, mercado este construido em 1668. Istambul que foi a antiga Constantinopla que foi uma das mais importantes rotas comerciais por conta de sua posição geográfica. Mas história a parte, o que eu quero mesmo falar é de sabores. Voce ja percebeu quantas especiarias diferentes existem? Mais do que isso voce ja prestou atenção que elas podem brincar com os seus cinco sentidos? Mas o mais interessante é o quê provocam no seu paladar. Dizem que a percepção ou não de especiarias tem muito a ver com sua personalidade. Tem pessoas que ou são só sal ou só açucar. Pessoas que são todos os tipos de pimenta. Tem aquelas que são menta e nada pimenta. Pessoas que são gengibre, são cravo ou canela. Pessoas que são coentro, noz-moscada ou simplesmente mostarda. Mas tenho que te confessar que simpatizo com aquelas que são uma "cumbuca de temperos". Que experimentam, que misturam, que se deixam seduzir pelo diferente, que acordam pimenta mas podem ir dormir açucar. Que não se fixam somente em um sabor, em uma cor, em uma textura. Abrem sua boca e consequentemente seu coração para o novo pois acreditam que com ele poderão surpreender-se, experimentar e consequentemente aprender. E então gostar ou não gostar.
Um beijo sabor anis-estrelado. E quando voce planejar sua viagem para a Turquia, não esqueça de adicionar o Spice Baazar em Istambul na sua rota.

And be a team with me..




'Someone to hold me tight
Someone to love me right
Someone to understand each
little dream in me...'

Bebel Gilberto/ So Nice

O sonho presente em todo mundo.
A concretização para quem não desiste.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Pela boneca de pano


Sou da época da fofolete. Aquelas pequenas bonequinhas coloridas que vinham dentro das caixinhas de fósforo. Tive também uma Susi a qual cortei o cabelo tipo "chanel" e depois me arrependi. A Barbie que me perdoe mas a Susi tinha mais personalidade... Tive uma Emilia de pano e uma Guigui (que quando voce abria os bracinhos dela ela fazia guiguigui.. supostamente uma risada). Mas o que eu mais gostava era um urso. Ganhei no meu aniversário de 8 anos. Meu pai estava em New York no dia do meu aniversário ( 7 de dezembro de 1980) e encontrou esse urso que chupava o dedo. Não sem propósito. Eu também tinha o mesmo hábito. Meu pai veio embora no dia seguinte, dia 8 e no meio de uma confusão que marcou o urso, a viagem para New York, meus oito anos e a canção "Imagine"... John Lennon fora assassinado em frente ao seu apartamento em New York. Mas eu gostava do urso não por esses motivos mas sim porque ele fazia a mesma coisa que eu fazia e todo mundo achava bonitinho. Chupei o dedo até os 12. O urso chupa até hoje. E o quê me dói o coração é que as meninas não brincam mais de bonecas como eu brinquei. E quando brincam, as bonecas fazem tantas coisas que as crianças não usam mais a imaginação. Se eu pudesse fazia um abaixo assinado pela volta das bonecas de pano. Falando nelas, se voce tiver um tempinho entra nesse site www.blablakids.com e espia que belezinha essas bonecas artesanais tricotadas por artesãos do Peru.
(imagem pertencente ao site blablakids.com)

360˚





U2 360˚ Tour.
Tem esse nome por conta do palco giratório.
E com tantas voltas que o mundo já deu nestes meus 36 anos de vida, U2 nunca saiu do meu repertório. Por mais polêmico que seja Bono. Ele defende suas causas. Não desiste. Levanta a voz para cantar. Levanta sua voz para ajudar. Acredita.
Estarei em Atlanta dia 06 de outubro para levantar minha voz com eles.
Se voce quiser saber um pouco mais sobre uma das causas que faz Bono cantar acesse o banner "RED" ai ao lado. É de se emocionar e fazer o seu coração girar...

Outono


A ventania do outono vem chegando
As folhas seguram-se como podem
O sol insiste em ficar
Mas o tempo é de Renovar



quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Palavras num velho cartão de embarque


25 de dezembro de 2005/ Aeroporto Internacional de Guarulhos
Daniella e Monica
Um jogo de tranca na sala vip da Varig. Uma garrafa de vinho vazia.
1950 Dani. 1800 Monica.
-Vamos fechar esta?
-Vamos. Mais vinho?
-Claro.
Na pista, o avião fecha as portas. Pressuriza.
Monica vira o jogo.
-Então vamos?
-Vamos.
Chegamos no portão de embarque. Ninguém.
Na pista o avião taxiando.
-Dani, perdemos o vôo.
-Imagina, cê ta louca?
Comecei a rir. Não é possivel. Começamos a rir.
-Moça e a nossa bagagem?
-Já foi pra Bogotá.
Na hora só me veio na cabeça nossas duas malinhas rodando na esteira. Sozinhas. Nos esperando.
-Amanhã voces retiram no gate da Varig.
-Amanhã?
-É. Hoje não temos mais voo para a Colombia.
Voltamos para a casa. Abrimos mais uma garrafa de vinho e jogamos mais uma partida de tranca. E nossas malas rodando.
-Da próxima vez a gente só toma metade.
-É. Voce tem razão.
A viagem já tinha começado.

O Alicerce


"Os pais raramente libertam os filhos, os filhos que se libertam dos pais. Se mudam. Vão embora. As forças que os definiam- a aprovação da mãe, o aceno de cabeça do pai- são compensadas pela força de seus próprios talentos. É muito mais tarde quando a pele fica flácida e o coração enfraquece, que os filhos compreendem: suas histórias, assim como todas as suas realizações, se assentam sobre as histórias e realizações de suas mães e de seus pais, pedra a pedra, sob as águas de suas vidas."

Mitch Albom/ As cinco pessoas que voce encontra no céu


Ai se não fosse esse alicerce tão generosamente presenteado a nós. Onde assentaríamos nossas histórias? Para quem contaríamos nossas vitórias?

Stand by me

Depois voce me pergunta o porquê eu sou APAIXONADA por musica. O que mais tem a capacidade de unir tantas pessoas, culturas, paises? Se eu pudesse te pedir algo hoje, não importa que horas são, em que momento do dia voce esteja, se voce acabou de acordar ou se esta indo dormir.. Assista esse video, sinta esta musica, deixe estes instrumentos te tocarem. Acredito que pelo menos um sorriso em seu rosto eu vou ver.
E se voce gostou acesse o banner ao lado "Playing for Change" e veja que movimento lindo este.
Obrigado very much.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Toque, por favor.


Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato.
Ou toca, ou não toca.”
Clarice Lispector

Te explica alguma coisa? Ou só piora?

My favorite things

O titulo desta 'obra de arte' diz tudo o que ela representa para mim.
Me leva a lugares que só o meu coração conhece.
A versão instrumental pode ser encontrada com o legendário John Coltrane. A versão cantada foi apresentada na Broadway por Julie Andrews onde ela fala de suas coisas favoritas, entre elas "flocos de neve que permanecem na ponta de seu nariz e nos seus cilios" ...
Preciso dizer algo mais?

Foco


Voce sabe para onde o equilibrista esta olhando enquanto atravessa a corda bamba segurando em seu bastão?
Para o OUTRO LADO.
Isto lhe confere o equilibrio necessario para seguir em frente. Com o seu objetivo fixo, nada lhe tira a atenção. Seu corpo esta em sintonia com sua mente e absolutamente nenhuma outra célula de seu corpo deseja algo diferente. Obviamente, para adquirir este foco, o treino lhe foi condição imposta e aceita sem necessidade de negociação. Não arriscaria a concretização de seu desejo.
Voce quer chegar do outro lado?

domingo, 20 de setembro de 2009

Só para te lembrar.


Quando voce estiver com sua lista cheia de decepções por ser brasileiro, dá uma olhadinha neste video e lembre-se que isto também te faz brasileiro.

Cativar


"Here is my secret. It is very simple.
It is only with the heart that one can see rightly,
What is essential is invisible to the eye."

The Little Prince/ Antoine de Saint Exupéry

Esse foi o primeiro livro da minha vida. Primeiro me encantou porque tinha um principezinho com cabelos dourados e roupas coloridas na capa. Depois me encantou porque contou a história dele. Foi aos 7 anos que descobri que voce é reponsável por aquilo que cativas. Descobri, mas entendi muito depois. Muitas vezes não entendi essa responsabilidade, simplesmente cativava. Hoje tento ser responsável nesta arte de cativar...
Até hoje, passados 30 anos, releio este livro e descubro algum detalhe novo. Este livro me cativou. com grande responsabilidade.


sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Não me deixe só


Sábio e antigo provérbio africano diz:

Se voce quiser ir rápido, vá sozinho

Se voce quiser ir longe, vá acompanhado.

Acredito.


Acreditar será sempre a minha palavra de ordem. Vou continuar acreditando nas pessoas, no amor, no domingo de sol. No sorriso de uma criança. Vou continuar acreditando na amizade, nos amigos e na sinceridade.Vou continuar acreditando na verdade, no brilho nos olhos, no coração batendo forte. Vou continuar acreditando que amanhã será diferente não porque será melhor, apenas porque terei experiencias novas. Vou continuar acreditando em meus sonhos pois com eles minha criança interior grita todos os dias. Vou continuar acreditando na bondade das pessoas e que palavras mal colocadas apenas existiram em um determinado momento porque não foram pensadas. Vou continuar acreditando que muitas vezes as pessoas não fazem de uma forma diferente não porque não querem ou por maldade, apenas porque não sabem. Vou continuar acreditando na corrente do bem. Que um sorriso tem um poder dominó. Que um colo quentinho e um chá de limão é o melhor remédio para a gripe. Que um abraço cura uma mágoa. Que dormir de conchinha faz bem para as costas. Vou continuar acreditando que uma fotografia muitas vezes mata uma saudade. Que querer é poder sempre. Que metas existem para serem alcançadas. Que nuvem pode ser de algodão e que o arco-íris tem mais de sete cores e que podemos viver vários amores. E que podemos ser amados. Vou continuar acreditando que o cachorro é o segundo melhor amigo do homem. Pois eu sou prova , tenho vários primeiros amigos. Vou continuar acreditando que amar sempre vale a pena e se não valeu é porque não foi amor. Vou continuar acreditando que quando acreditei em fada- madrinha, em saci -perere e coelho da pascoa não era porque era ingenua e sim porque era criança. Vou continuar acreditando que casar vale a pena, que dois pontos unidos formam uma reta e formam também um coração... com um pouco de imaginação!!

Ode.


Se eu pudesse.. era o que eu faria..
por enquanto só imagine. ja é um bom começo.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Momento


Faça alguém feliz.
Nem que seja só por um sorriso.

na tua ausência te encontro
na tua presença te procuro.

Inconstância de sentimentos ou insatisfação elementar?

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Reflexos


"Amor é tarefa complexa, além de tudo porque para amar preciso me amar. Dentro e fora são reflexos mutuos, como dois espelhos em lados opostos. Vou procurar um amor bom para mim - no qual me reconheço e me reencontro, me refaço e me amplio, me exploro, me descubro - se minha imagem interior me levar a isso."

Lya Luft/ Perdas & Ganhos

É melhor nem perguntar quanto tempo eu demorei para aprender. Procurava fora o que só existe dentro.


Onde te toca?


Eu sempre prestava atenção nos dedos da mão esquerda dele.
Não paravam nunca. Via musicalidade em tudo o que escutava. E no que via também. Podia ser minha avó na cozinha. Podia ser a janela aberta e a confusão armada do lado de fora. Podia ser ele tentando consertar algo em seu templario barracão com martelo em mãos. Fazia de qualquer movimento uma partitura.
Dizia:
-Voce tem que observar em qual parte do seu corpo essa canção toca.
As vezes eu ficava tentando entender. Procurava onde, como se fosse uma questão de busca. Com o passar do tempo sem que eu buscasse absolutamente nada, começava a tocar um sorriso, um levantar de sobrancelhas, um acelerar de coração, um dois pra lá e um pra cá. Começava a tocar uma vontade de beijar ou de abraçar. Começava a tocar uma vontade de dançar.
Meu avô, sábio que era, me ensinou a sentir. Através da musica que era sua escola. Até hoje faço esse exercicio, que se tornou absolutamente parte do meu ser. Quando escuto uma musica tento perceber onde ela me toca. Quando conheço algum lugar ou alguma pessoa também. Quando lembro de meu avô o que me toca é essa lagrima que corre em meu rosto. De saudade. De muita saudade.

Fila da vida

Enquanto estou na fila esperando a minha vez, encho minha alma de desejos. Sem perceber, os satisfaço na espera diaria. E assim a espera torna-se menos dolorida e muitas vezes me faz pensar que na verdade, sempre nos encontramos na fila, na espera, na ansiedade de algo que pode mudar de nome, de numero ou de lugar, conforme o dia.