terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Chico.

"Sabia, gosto de voce chegar assim, arrancando páginas dentro de mim desde o primeiro dia."
Chico Buarque.

Pode entrar fazendo a tua bagunça pois estou cansada da minha...
é a tua que eu quero, é a tua que espero...
e se me arrumo toda é para me desarrumar em teus braços...

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Swim Fast Eddie

Eddie, meu irmão, atravessará o Canal da Mancha em julho de 2010. De Denver na Inglaterra até Calais na França. Serão 21 milhas (aproximadamente 33 kilometros) nadando. Sim, nadando. Tempo estimado de 12 horas. Essa figura já vem treinando há algum tempo. Na verdade eu acho que treina desde que estava na barriga de minha mãe.. Ela até tentou o karatê, judô, tênis... mas o menino nasceu mesmo para ser peixe. De mares a oceanos, de piscinas em piscinas agora a preparação é para a travessia. Um projeto que pode até parecer maluco mas é muito responsável e voce pode conferir toda a história desse desafio no blog dele flyfasteddie.blogspot.com
Deixando de lado o desafio e a superação de limites próprios o que mais me fascina é o fator "inspiração" que um projeto deste causa nas pessoas ao redor. Acompanhe abaixo a conversa que Eddie teve com Brandon, 07 anos, hoje em minha casa enquanto Eddie estava se preparando para nadar amarrado em um cabo. Sim, em um cabo pois minha piscina só tem 14 metros de largura e ele precisa simular dificuldade. A temperatura da agua só para seu controle: 15 graus.

-Mas Eddie voce vai ganhar dinheiro para fazer essa travessia?
-Não Brandon, na verdade eu pago para realizá-la.
-Mas porque voce vai fazer isso então(quase dizendo voce é idiota?)?
-Brandon, desafio, superação de limites. Sabe quando voce esta competindo e tem vontade de ganhar? Sabe quando voce ganha e tem vontade de ganhar de novo? É essa a sensação. Comecei nadando eu era menor que voce e com o passar do tempo fui gostando e buscando novos limites. Voce entenderá isso um dia. Porque a sensação é boa.
-Mas Eddie, a agua é muito fria né? e voce pode morrer?
-Posso mas pelo menos estarei fazendo aquilo que eu amo. Mas eu não vou morrer pois estou me preparando muito bem para esse desafio.
-Então tá. Quero ver voce treinar. Vou ficar aqui sentado te assistindo. Mas posso te perguntar mais uma coisa? O que mais de dificil voce já conquistou em sua vida?

Pronto. A semente já esta lá. Ele ficou intrigado. Quis fazer parte do treino de Eddie. Pegou o balde de gelo e passou quase uma hora jogando gelo na agua pois Eddie lhe disse que a agua não estava suficientemente gelada (a agua no Canal da Mancha beira os 14 graus). A seguir arregaçou a calça, sentou na beira da piscina com o cronometro em mãos, pezinhos molhados que não sentiram o frio e somente Deus sabe o que estava passando naquela cabecinha.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Medo.


As vezes tenho um medo de ter medo.

Fromage. Queijo. Cheese.


Acho que não é a toa que meu signo no horóscopo chinês é Rato. Infelizmente ainda tenho muito medo deles. E o quê me consola é que temos o mesmo paladar. Grande apetite pelos queijos! Gosto de todos. Os que cheiram bem e os que nem tanto. E olha que cresci com meu irmão que detesta. Não suporta o cheiro, o gosto e faz cara feia se voce esta comendo perto dele. Mas no fundo sempre pensava, não faz mal, vai sobrar mais para mim...
Nessa minha ida à França me esbaldei. Já estou com saudades. Repara nessa receitinha de um bistrôzinho que encontramos no meio de um caminho na cidade de Avignon. A foto acima é do bistrô e a de baixo é o do maravilhoso prato que comemos. Tenta fazer. Eu já tentei e deu certo.

Camembert ao molho de damascos e batatas
Coloque um generoso pedaço de Camembert em uma pequena cumbuca de barro e leve ao forno já quente (com temperatura baixa) para gratinar por uns 6 minutos. Coloque mel e damascos picados em cima e leve ao forno por mais um minuto. Retire, salpique amendoas e sirva com batatas também ao forno temperadas com aniz, erva doce e alecrim.

Para completar escolha um delicioso vinho e coloque uma boa música. Tenha a certeza que voce sentir-se-á na França.
O site do bistrô é vache-carreaux.com Vale a pena! Especializado em queijos. Anota ai.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

CaliFornication.

David Duchovny/ Hank Moody. Ele é um anti idolo, um FDP na visão de qualquer “mocinha”, adora uma erva, mora em LA, é pervertido mas é DELICIOSAMENTE inteligente. Rapido, tenta educar sua filha, amar sua mulher e f**** outras tantas e no meio disso tudo escreve, escreve e se diverte. CALIFORNICATION é o nome da série. Maior sucesso aqui. Domingo foi a finale da terceira season. Não sei se é por conta da pimenta, do sexo explicito, da bem colocada trilha, se é porque Hank fala tudo aquilo que toda mulher gostaria de escutar ou se é por conta do Duchovny… ou se é porque ele é muito do que muita gente gostaria de ser e fazer. Não faz apologia ao estilo de vida, ao contrário, mostra todas as suas faces, dores, amores, terrores. Ta ai um aperitivo. Experimenta. Mas já vou avisando é addictive. Agora é esperar pela quarta season.

Esse é o link do Showtime: http://www.sho.com/site/californication/home.do

E abaixo o trailer da terceira season.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Glamour Costes

Ai vai uma dica de música do DJ que criou uma das coletâneas mais famosas de um dos Hotéis mais badalados de Paris. HÔTEL COSTES (hotelcostes.com). Stéphane Pompougnac, tornou-se famoso pela coletânea que realizou para o Hotel. Na verdade começou sua carreira no Costes como garçom. Hoje serve de bandeja uma música de grande qualidade que se tornou referencia na música House mundial. Não conhecia o hotel mas conhecia as musicas. Fiz minha coletânea particular mas sempre descubro alguma que acaba sendo pertinente ao momento. Essa estava tocando no dia que fomos conhecer o Hotel. Gostei do ritmo e combina totalmente com a cara do Hotel que é lugar corriqueiro de personalidades mundiais e da alta sociedade parisiense. Elegante, aconchegante e muito bem decorado, nenhuma surpresa. Mas a música.. ah a música.. essa é deliciosa.. voce tem vontade de ficar e ficar só para ver qual será a próxima. O medo deu foi da conta (l’addition como eles chamam a dolorida) quando chegou.. ainda bem que eu já estava pra lá do terceiro e não entendi muito bem.. Se tiver oportunidade de escutar algo mais desse eclético DJ, não perca tempo. Vale a pena. A coletânea criada para o Hotel consiste em dez albuns. Dá vontade de dançar, de tomar mais um, de dar mais um beijo… Escuta ai e vê se voce concorda!!

Essa música em especial é “Glamour Girl” e faz parte do CD “Hotel Costes- a decade by Stéphane Pompougnac (1999-2009)”. Acima uma das convidativas capas do CD 2.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Atrás da cortina.


Esse é um dos salões da Ópera de Paris. A primeira vez que estive por lá me encantei com a história. A segunda com a arquitetura, cores e pinturas. Desta vez não parava de imaginar tudo o que aconteceu no meio daqueles corredores, salas, coxias. Quantos olhares, quantos romances iniciados e mal acabados, quantos casos de amor, quantas proibições. Entrei em um dos pequenos balcões que na época eram privados, e tinham capacidade para 8 pessoas. Era o passatempo da época uma vez que não existia televisão. As pessoas iam de 2 a 3 vezes por semana assistir aos espetáculos. Tinham a opção de fechar a pequena cortina interna e ficar somente "escutando".
Agora me diz, voce entra na Ópera de Paris, entra nesta pequena sala privativa, tranca a porta, fecha a cortina, ao som de um maravilhoso espetáculo, e faz o quê? Portanto, minha terceira visita à Ópera de Paris foi permeada pela minha nada pudica imaginação. Talvez reflexo de todos os livros que já li. I don't know. Mas que foi divertido, isso sim foi. E com certeza esse é um lugar que permite inúmeras visitas, voce descobre algo novo cada vez que sobe aquelas suntuosas escadarias de marmore branco e se apoia no corrimão de marmore vermelho e verde. Se voce já foi me conte sua experiencia, se ainda não, vale a pena observar com esse "outro" olhar e soltar sua imaginação...
Abaixo esta uma foto da sala de espetáculos e os pequenos balcões aos quais me referi.


No meio de tudo.


Em minhas viagens não sou daquelas que fica entrando em todas as igrejas, museus e monumentos. Gosto de história, gosto de saber porque as coisas aconteceram em um determinado lugar e determinada época mesmo porque é isso que faz a cidade de hoje mas não tenho muita paciencia para colocar aqueles foninhos no ouvido e ficar escutando os 3459 detalhes de um determinado monumento. Aprecio quem tem. Dessa vez tenho que dar minha mão a palmatória que adorei essa "igrejinha" da cidade de Avignon no Sul da França. Datada de 1385 (quando ficou pronta) fica incrustada no meio da cidade velha que foi cede do papado antes do Vaticado pois era considerada um ponto estratégico por ficar no meio do caminho entre Espanha e Itália. A cidade velha de Avignon é toda cercada por muros que conferiam proteção e comparada ao "Palácio dos Papas" essa igreja tem tamanho de maquete. Mas exatamente por isso, tem um charme próprio e voce se sente acolhido desde o momento que passa pela porta até o momento que resolve sair. Repare no "design" das cadeiras, nos detalhes do trabalho em pedra e na iluminação. Fantástico. Fiquei tão inspirada que acredito ter rezado em francês...
O nome da igrejinha é "Eglise Saint Pierre", fica na cidade de Avignon no Sul da França, duas horas de trem TGV.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Por onde andei

“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”
Amyr Klink

Era exatamente isso que eu andava fazendo... VIAJANDO... não necessariamente para lugares que não conheço... mas necessariamente conhecendo novos sentimentos que esses lugares me trouxeram!

Viajar é isso. Não importa para onde, com certeza voce traz novidades. E com certeza absoluta retorna menos arrogante!

Fotografia: Gordes/ Provence- Sul da França



segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Aniversário



Fazer aniversário é reacender tudo aquilo que voce havia esquecido. E que precisou um monte de gente junta, que te ama, que lembra, repetir tudo junto, num mesmo dia. Nesse dia que voce escolheu para ser o seu.
Hoje é o meu. Com muito gosto. Há 37.